ALMA da CIDADE
Somente um ser vivo possui alma. E um corpo sem alma é somente um cadáver. “SOUL OF CITY – ALMA DA CIDADE”, tema central da UIA 2017 em Seul, projeta, portanto, o nosso forte compromisso e determinação para reconhecer a importância de ter almas dissolvidas na arquitetura e nas cidades em que vivemos.
Jean-Luc Godard disse certa vez, “Uma galinha é um animal com um interior e um exterior. Retirando o exterior, existe o interior. Retire o interior, e você vê a alma.” Uma cidade, como a galinha de Godard, também pode ser considerada como um organismo vivo com um exterior ou um corpo e um interior ou órgãos. Um exterior de uma cidade pode ser entendido como sua aparente impressão como entidades ou seu plano diretor, enquanto um interior de uma cidade é visto como sendo os elementos de estruturas urbanas como praças, ruas ou edifícios. Talvez, a própria noção do tema proposto possa ser um conceito desafiador e perplexo para se descrever; contudo, a natureza da alma pode ser retratada como um assunto com uma característica mental e imaterial, ao contrário do corpo com um elemento físico e material.
Da mesma forma, uma alma difere de um espírito. Juntamente com a noção do Zeitgeist ou o espírito da época, um espírito é encarado como sendo representativo, simbólico, coletivo, sagrado e transcendental. Uma alma, por sua vez, pertence a todos e é pessoal em contraste, sendo encarnada com memórias, paixões e emoções da vida comum de uma pessoa. Uma alma pode ser plural, complexa, diversa, evolutiva ou mesmo contraditória ao mesmo tempo, entre o bem e o mal, a felicidade e a infelicidade, o amor e o ódio, e assim por diante.
Uma alma é um elemento essencial não só na vida humana, como também nas cidades. Para revitalizar uma cidade, devemos melhorar o estado da sua alma e corpo. Antes de tudo, devemos estar conscientes da particularidade de uma alma mutável por um lugar específico onde se vive. Como a alma de um homem, a alma de uma cidade pode ser diferenciada uma da outra, como uma alma é fomentada sem intenções e uma coisa viva até a morte. Uma vez que uma alma não pode ser artificialmente criada ou manipulada, mas apenas "encontrada" nas realidades do terreno no local, devemos reconhecer a alma, gerada pela cidade como ela é.
O papel dos arquitetos, neste contexto, ao encontro da "ALMA DA CIDADE", é realmente significativo, proporcionando ambientes urbanos significativos e diversificados para a vida através da convergência de cultura, natureza e futuro. Esses esforços serão traduzidos nos programas académicos da UIA 2017, refletindo três sub-temas de Cultura, Futuro e Natureza, e outros temas, incluindo a Paixão e os Valores Humanos.
3 Sub-temas
1. Cultura
As cidades têm sido desenvolvidas de acordo com os próprios aspectos culturais. O perfil de uma cidade é o resultado da associação de edifícios históricos, porém, o perfil dado que reflete culturas e edifícios históricos é muitas vezes heterogéneo. Como podemos definir e criar a singularidade de uma cidade com vários determinantes em mente? Como devemos responder aos fenómenos derivados das diferenças culturais? Quais são os papéis da arquitetura para isso?
- Preservação Produtiva de Tradições Arquitetónicas
- Mistura de Paisagens Urbanas e Heranças Históricas
-
Convergência de Culturas Diversas
2. Futuro
A humanidade esforça-se para avançar a urbanização pela sobrevivência. As cidades, como berço da civilização humana, introduziram tecnologias para abraçar o aumento da população. Enquanto a governança urbana considera a eficiência urbana e o equilíbrio social, a humanidade é ameaçada por perigos ambientais emergentes e valores humanos desviados, muitas vezes causados pela perda de controle sobre a densidade populacional, poderes sociais de quebra de equilíbrio e problema de habitação desequilibrada. Arquitetura pode trazer imaginações, encantos emocionais e benefícios tecnológicos para a vida da cidade.
- Tecnologia para a felicidade
-
Habitação para a próxima geração
-
Vida instantânea e Cidade Aberta
O que nós esperamos da UIA 2017 em Seul:
1] reconhecimento dos papéis profissionais da regeneração urbana em uma variedade de aspectos